Cerveja e chopp qual a diferença | Bar Zero Grau

A Diferença entre o Chopp e a Cerveja

Quem bebe sente a diferença, desde o sabor até o aroma, entre a cerveja e o chopp. Mas a título de curiosidade, vamos te apresentar na teoria quais são as reais diferenças entre as duas bebidas tão consumida pelos brasileiros.

Chopp

Não passa pela etapa de “pasteurização”, após sua fabricação. Assim, torna-se um produto com a durabilidade menor que a da cerveja, seu prazo para consumo após a fabricação é curto, por volta de 15 dias. O processo de extração do chopp do barril, quando feito de forma cuidadosa, consegue formar uma espuma bem fina e duradoura, proporcionando uma sensação muito agradável e cremosa. Uma parcela da população considera o chopp mais leve. Isso pode ser justificado pelo seu frescor e pela cremosidade que oferece.

Cerveja

Passa pela “pasteurização”, ou seja, o processo que eleva a temperatura (60 ºC) para eliminar possíveis micro-organismos presentes na bebida. Isso estende seu prazo de validade, durando na maioria dos casos cerca de 6 meses. Com algumas cervejas, não conseguimos criar a espuma tão consistente quanto a do chopp. Isso porque garrafa não gera o mesmo resultado, assim temos a sensação de que a cremosidade da cerveja é menor. Os mestres cervejeiros explicam que o processo de pasteurização pode minimizar o aroma e o sabor, pois o calor acelera algumas reações de oxidação.

Outros artigos