O que é Pilsen

O que é Pilsen

O que é Pilsen? Entenda como surgiu esse tipo de cerveja

Pilsen ou Pilsener consiste em um tipo de cerveja originária de uma pequena cidade da Boêmia chamada Plzeñ, que em Alemão se lê Pilsen, (atual República Tcheca) por volta de 1840. Ela é produzida a partir de malte do tipo Pilsen, lúpulo Saaz e água de baixa dureza. Sendo os ingredientes fermentados por um levedo de baixa fermentação.

Seu aroma mistura o malte com um toque floral do lúpulo. O sabor é completo do malte com um leve amargor do lúpulo. É de teor alcoólico considerado baixo (entre 4 e 5%), de cor transparente e amarela, quase dourada, com espuma branca e opaca.

O nome Pilsen pode aparecer em muitos rótulos de cervejas estilo Standard American Lager, mas é um tipo diferente delas, pois não se utiliza em sua fabricação adjuntos como de arroz ou milho, utilizando somente lúpulo Saaz. A verdadeira Pilsen é delicada, muito saborosa e aromática, não é à toa que é o tipo de cerveja mais popular no mundo todo.

Como surgiu a Cerveja Pilsen?

No final de 1830, os cidadãos da cidade de Pilsen, na Boêmia, estavam muito descontentes com a baixa qualidade das suas cervejas tipo Ale e mostravam isso esvaziando os seus barris publicamente. Cerca de 36 mil barris foram jogados nas valas pelos seus produtores.

Diante dessa situação foi decidido pelo conselho municipal que se produziria um novo tipo de cerveja, que tivesse uma vida útil mais prolongada. Contrataram então Josef Groll, que já era um cervejeiro muito renomado, e dominava as técnicas de fermentação a frio e de maltagem.

Utilizando de seus conhecimentos e usando uma espécie de lúpulo existente no local, o Saaz, com água também da região, ele conseguiu chegar a uma cerveja dourada, refrescante e carbonatada, que recebeu o nome de Pilsner ou Pilsen.

Desde então a cerveja foi um sucesso e hoje é a mais consumida do mundo.

Principais características da Cerveja Pilsen

A cerveja do tipo Pilsen é feita a partir de 4 ingredientes: malte de cevada, levedura, lúpulo e água. Ela possui um sabor seco, com a suavidade do lúpulo e o amargor é considerado entre baixo e médio.

Quanto ao equilíbrio ela pode variar de levemente maltoso para levemente amarga, mas está muito próxima do centro.

Ao beber a cerveja, a sensação proporcionada na boca é uma cremosidade leve e a carbonatação moderada.

O ideal é que as cervejas Pilsen sejam consumidas entre 4 até 7 graus, para que se possa apreciar suas propriedades de sabor e aroma.

Como harmonizar a cerveja do tipo Pilsen?

Na hora de harmonizar, ela combina com saldadas, quiches, frutos do mar, dentre outros pratos com sabor mais leve. O ideal é evitar alimentos com sabor muito forte, especialmente os que sejam bem temperados, pois eles podem acabar quebrando o sabor da sua cerveja.

E se você quer provar uma cerveja Pilsen de qualidade com a harmonização perfeita, visite o Bar Zero Grau.

Clique para conhecer a nossa estrutura e cardápio.

Deixe uma resposta