Mestre Cervejeiro

O que faz um mestre cervejeiro?

Para quem é apaixonado por cerveja e sonha em trabalhar nesse ramo, a profissão de Mestre Cervejeiro é uma novidade que pode tornar esse sonho realidade.

Com a ascensão do mercado de cervejas artesanais e a instalação de novas cervejarias nos quatro cantos do Brasil, esse campo profissional tem se tornado a cada dia mais promissor. Mas, você sabe o que faz um Mestre Cervejeiro?

Esse profissional é o grande responsável pela produção das cervejas e está presente em todo o processo de fabricação, desde a criação de receitas, escolha das matérias-primas e controle final da qualidade do produto.

Esse acompanhamento visa garantir que o produto final tenha qualidade garantida e principalmente, que as características de sabor, cor, espuma e aroma estejam de acordo com o previsto na receita. Isso é necessário para que todos os lotes produzidos contenham as mesmas características.

Como se tornar um mestre cervejeiro?

Não existe uma formação obrigatória para quem deseja ingressar nesta carreira, porém, existem conhecimentos básicos fundamentais que são exigidos no momento da contratação. Esse profissional precisa ter conhecimento técnico de microbiologia, de analítica e de bioquímica. Isso tudo é fundamental para assegurar a qualidade na fabricação da cerveja e o suporte necessário para que todos os processos estejam de acordo com o esperado.

Profissionais com formação em áreas de engenharia de alimentos, engenharia química ou de produção, biologia, agronomia, gastronomia e áreas afins, são os mais cogitados para essa profissão, devido as seus conhecimentos prévios.

Procurar por um curso de extensão nesta área ou até mesmo por um programa de trainee que geralmente, é oferecido por empresas com experiência na produção de cervejas, são alternativas para ganhar conhecimento específico e ingressar nesta carreira.

Além disso, é importante destacar que essa profissão também exige conhecimentos de planejamento, gerenciamento, administração e liderança, pois as funções atribuídas ao cargo incluem a supervisão da produção e a coordenação das equipes de trabalho.

Onde atuar?

O Mestre Cervejeiro pode tanto atuar em cervejaria própria, cervejarias artesanais, como também, em empresas de grande porte desta área.

É importante destacar que o Brasil está em 3º no ranking dos maiores fabricantes de cerveja do mundo e, portanto, existem em nosso país muitos locais onde o mestre cervejeiro é uma profissão requisitada e muito bem remunerada.

Seria essa a profissão dos seus sonhos?

Se você é um apaixonado por cerveja e gostaria de trabalhar nesta área, a carreira de Mestre Cervejeiro é uma alternativa rentável e que te permite trabalhar diretamente com o que você gosta. Informe-se sobre cursos perto de você e comece a trilhar esse caminho.

E se assim como nós, você ama apreciar uma boa cerveja, então te convidamos a conhecer o Bar Zero Grau. Nós temos um cardápio de opções que vai te surpreender e render boas experiências.

Clique para acessar o nosso site. Estamos aguardando a sua visita!

Deixe uma resposta