O que é IPA Pale Ale?

O que é (IPA) Pale Ale?

Você já ouviu falar ou já tomou uma cerveja do tipo Pale Ale? Uma das mais antigas do mundo, essa cerveja foi originalmente produzida na Inglaterra, na cidade de Burton-on-Trent, por volta do ano 1640.

Após o século XVIII, anos depois de sua origem, a cerveja recebeu essa nomenclatura, que tem tudo a ver com sua aparência. A palavra “Ale” designa toda e qualquer cerveja que possua alta fermentação, o que a diferencia das Lager, por exemplo, que possui baixa fermentação. Já o termo “Pale” é de origem celta e significa “pálido”, uma referência à coloração da cerveja. Assim, a palavra denota a opacidade da coloração da bebida.

O nascimento desse tipo de cerveja se deu na tentativa de criar uma bebida com alta fermentação, que possuísse uma grande quantidade de lúpulo e apresentasse uma coloração clara. Apesar de antiga, é a mais popular e mais consumida na Inglaterra.

A Pale Ale possui ainda suas derivações, como as Ale escuras, também conhecidas como Brown Ale. Se você é amante desse tipo de cerveja e deseja aprender mais sobre a bebida suas variações, confira o conteúdo que separamos para você.

Entendendo o conceito de “Ale”

Antes de aprender de fato o que é uma Pale Ale, é preciso conhecer mais a respeito da família das cervejas que dão nome a esse estilo de bebida, as “Ale”.

De forma geral, a principal e grande diferença entre as Lager e as Ale é o processo de fermentação pelo qual ambas passam. Isso significa que as cervejas do tipo Ale passam por um processo químico diferente, em uma temperatura mais alta, de 15 a 24 °C, o que traz à tona a levedura na mistura.  Essa característica é a principal responsável por levar à bebida uma série de particularidades, como o sabor e a coloração final.

Uma verdadeira Pale Ale

Conhecida por sua coloração clara, a tradução livre de seu nome é “cerveja pálida”. Apesar disso, hoje é normal encontrarmos cervejas mais douradas ou acobreadas que se denominam Pale Ale, por causa da grande quantidade de variações dentro desse estilo. O nível de amargor também é bastante variável, embora se mantenha entre o médio e o alto.

Além da tonalidade quase sempre mais clara, as cervejas do tipo Pale Ale apresentam outras peculiaridades, como um notável aroma terroso e herbal. Esse tipo de cerveja também é mais robusto e espumoso, uma decorrência da alta fermentação, o que pode levar, algumas vezes, a um sabor que remete levemente ao caramelo.

Alguns estilos de Pale Ale ainda podem apresentar algumas notas frutadas, por isso podemos considerar que esse tipo de cerveja é mais complexo de apreciar do que se imagina, já que é preciso se manter atento a esses detalhes.

Variações da Pale Ale

Essas características ficam mais nítidas e fáceis de serem identificadas quando analisamos individualmente os diferentes tipos derivados mais comuns dessa bebida. Veja!

1.          American Pale Ale

Essa é a variação de cerveja Pale Ale mais clara e suave, sendo, por isso, uma das mais apreciadas pelo público comum.

2.          India Pale Ale

Mais conhecida como IPA, leva em sua composição a adição de lúpulo, o que garante uma coloração mais acobreada e, claro, um sabor mais forte e intenso.

3.          Belgian Pale Ale

A versão belga da cerveja Pale Ale possui uma coloração clara, combinada a um sabor leve e bastante agradável.

4.          English Pale Ale

Mais conhecida pelo nome de Bitter, essa variação se caracteriza pelo forte sabor amargo.

5.          Belgian Blond Ale

É a variação mais encorpada do tipo Pale Ale, o que dá a essa cerveja uma coloração dourada.

Um sabor que não agrada a gregos e troianos

Por causa da baixa carbonatação, as cervejas Pale Ale não agradam os paladares mais sensíveis , já que se diferenciam bastante das versões comercializadas em larga escala em nosso mercado. Além do sabor mais amargo, possuem pouco colarinho, e para algumas pessoas a tradicional espuma pode fazer falta.

Já que a principal diferença da Pale Ale para a Lager está na temperatura da fermentação, a Ale acaba produzindo maior nível de éster, outra característica que a diferencia das demais, proporcionando um aspecto mais encorpado.

E você, já teve o prazer de experimentar uma Pale Ale? Venha conhecer e apreciar as variações dessa cerveja no bar Zero Grau e descubra novos sabores!

compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email