Você já ouviu falar ou já tomou uma cerveja do tipo Pale Ale? Uma das mais antigas do mundo, essa cerveja foi originalmente produzida na Inglaterra, na cidade de Burton-on-Trent, por volta do ano 1640.
Após o século XVIII, anos depois de sua origem, a cerveja recebeu essa nomenclatura, que tem tudo a ver com sua aparência. A palavra “Ale” designa toda e qualquer cerveja que possua alta fermentação, o que a diferencia das Lager, por exemplo, que possui baixa fermentação. Já o termo “Pale” é de origem celta e significa “pálido”, uma referência à coloração da cerveja. Assim, a palavra denota a opacidade da coloração da bebida.
O nascimento desse tipo de cerveja se deu na tentativa de criar uma bebida com alta fermentação, que possuísse uma grande quantidade de lúpulo e apresentasse uma coloração clara. Apesar de antiga, é a mais popular e mais consumida na Inglaterra.
A Pale Ale possui ainda suas derivações, como as Ale escuras, também conhecidas como Brown Ale. Se você é amante desse tipo de cerveja e deseja aprender mais sobre a bebida suas variações, confira o conteúdo que separamos para você.
Entendendo o conceito de “Ale”
Antes de aprender de fato o que é uma Pale Ale, é preciso conhecer mais a respeito da família das cervejas que dão nome a esse estilo de bebida, as “Ale”.
De forma geral, a principal e grande diferença entre as Lager e as Ale é o processo de fermentação pelo qual ambas passam. Isso significa que as cervejas do tipo Ale passam por um processo químico diferente, em uma temperatura mais alta, de 15 a 24 °C, o que traz à tona a levedura na mistura. Essa característica é a principal responsável por levar à bebida uma série de particularidades, como o sabor e a coloração final.
Uma verdadeira Pale Ale
Conhecida por sua coloração clara, a tradução livre de seu nome é “cerveja pálida”. Apesar disso, hoje é normal encontrarmos cervejas mais douradas ou acobreadas que se denominam Pale Ale, por causa da grande quantidade de variações dentro desse estilo. O nível de amargor também é bastante variável, embora se mantenha entre o médio e o alto.
Além da tonalidade quase sempre mais clara, as cervejas do tipo Pale Ale apresentam outras peculiaridades, como um notável aroma terroso e herbal. Esse tipo de cerveja também é mais robusto e espumoso, uma decorrência da alta fermentação, o que pode levar, algumas vezes, a um sabor que remete levemente ao caramelo.
Alguns estilos de Pale Ale ainda podem apresentar algumas notas frutadas, por isso podemos considerar que esse tipo de cerveja é mais complexo de apreciar do que se imagina, já que é preciso se manter atento a esses detalhes.
Variações da Pale Ale
Essas características ficam mais nítidas e fáceis de serem identificadas quando analisamos individualmente os diferentes tipos derivados mais comuns dessa bebida. Veja!
1. American Pale Ale
Essa é a variação de cerveja Pale Ale mais clara e suave, sendo, por isso, uma das mais apreciadas pelo público comum.
2. India Pale Ale
Mais conhecida como IPA, leva em sua composição a adição de lúpulo, o que garante uma coloração mais acobreada e, claro, um sabor mais forte e intenso.
3. Belgian Pale Ale
A versão belga da cerveja Pale Ale possui uma coloração clara, combinada a um sabor leve e bastante agradável.
4. English Pale Ale
Mais conhecida pelo nome de Bitter, essa variação se caracteriza pelo forte sabor amargo.
5. Belgian Blond Ale
É a variação mais encorpada do tipo Pale Ale, o que dá a essa cerveja uma coloração dourada.
Um sabor que não agrada a gregos e troianos
Por causa da baixa carbonatação, as cervejas Pale Ale não agradam os paladares mais sensíveis , já que se diferenciam bastante das versões comercializadas em larga escala em nosso mercado. Além do sabor mais amargo, possuem pouco colarinho, e para algumas pessoas a tradicional espuma pode fazer falta.
Já que a principal diferença da Pale Ale para a Lager está na temperatura da fermentação, a Ale acaba produzindo maior nível de éster, outra característica que a diferencia das demais, proporcionando um aspecto mais encorpado.
E você, já teve o prazer de experimentar uma Pale Ale? Venha conhecer e apreciar as variações dessa cerveja no bar Zero Grau e descubra novos sabores!