Cerveja para cada porção

Harmonização de cervejas com porções de boteco

O brasileiro ama cerveja, isso é um fato! E adoramos ter essa bebida como um bom acompanhamento, seja nos momentos de lazer ao lado de amigos ou apenas relaxando em casa. Para tornar esse momento ainda mais agradável, é possível harmonizar a bebida com determinados tipos de alimentos, para realçar ainda mais os sabores.

Hoje, muitas cervejas, principalmente as artesanais e mais refinadas, nos trazem em suas embalagens algumas dicas de harmonização, o que facilita a vida de leigos no assunto.

Para harmonizar uma cerveja com um alimento e torná-la ainda melhor, não é preciso recorrer a pratos finos, como frutos do mar, peixes de águas frias e afins. Apesar de ser possível fazer ótimas combinações com esses pratos, os alimentos simples, baratos e democráticos, como os petiscos de boteco, são uma ótima pedida para criar harmonizações incríveis.

Por isso, para tornar a saída com os amigos ainda mais especial, confira a seguir como harmonizar diferentes tipos de cervejas com porções de bar.

Dicas gerais sobre harmonização de cervejas

Antes de aprender como harmonizar cada tipo de cerveja especificamente, é importante conhecer algumas informações gerais sobre o assunto, como uma espécie de aula inicial. Para apreciar e degustar cervejas, sejam elas artesanais ou não, é preciso compreender que a gastronomia se encontra em constante evolução e, por isso, não há regras fixas a serem seguidas.

Algumas pessoas podem torcer o nariz ao se falar em harmonização com porções de boteco, mas é preciso estar sempre aberto a novidades quando o assunto é combinação.

Para entender como se faz uma boa harmonização de cervejas com pratos simples, é preciso antes conhecer e entender algumas características da bebida, como ingredientes, sabores que se sobressaem, teor alcoólico e processo usado na produção.

Assim, as cervejas podem ser harmonizadas com base em três critérios principais:

  1. Contraste: quando a diferença entre a comida e a cerveja realça o sabor de ambos.
  2. Semelhança: quando a comida e a cerveja possuem elementos em comum que se atraem.
  3. Por corte: quando a cerveja é usada para “cortar” alguma característica forte da comida, como a gordura, ajudando a limpar o paladar.

Veja como combinar os tipos de cerveja com seus petiscos de boteco favoritos.

Harmonizando diferentes tipos de cerveja

Um bom entendedor sabe que existem diferentes tipos de cerveja, cada uma com suas peculiaridades, características e, claro, sabor. Por isso, cada tipo de cerveja harmoniza com diferentes tipos de alimentos, sendo assim, você precisa conhecer um pouco mais sobre as características de cada uma.

Veja algumas dicas de harmonização de diferentes tipos de cervejas com pratos simples e que podem facilmente ser encontrados em botecos.

Pilsen

As cervejas do tipo Pilsen são as mais conhecidas pelo público em geral. Possuem uma coloração mais clara e são leves ao paladar. Por isso, esse tipo de cerveja pede pratos leves, caso contrário, petiscos com sabor muito forte podem acabar se sobressaindo à cerveja e tirando toda a graça da bebida.

Essa é uma cerveja perfeita para acompanhar porções como:

  • Pastéis
  • Croquetes
  • Salgadinhos fritos

Todos esses petiscos devem ter sabor leve, assim você conseguirá aproveitar sua cerveja sem se empanturrar.

Weiss

As cervejas do tipo Weiss seguem o estilo alemão, feitas a partir do trigo, e sua característica principal é a acidez, o que possibilita que ela seja combinada com uma grande variedade de petiscos.

Esse tipo de cerveja é perfeito para combinar com porções leves, mas que possuem um “quê” marcante, como pratos mexicanos: tacos ou chilli. O gosto amargo, decorrente do tipo de carbonatação pela qual essa cerveja passa, ajuda a suavizar o efeito da pimenta.

Rauchbier

As cervejas do tipo Rauchbier caracterizam-se pelo sabor defumado. São cervejas fortes e, por isso, harmonizam perfeitamente com pratos gordurosos, como:

  • Feijoada
  • Churrasco
  • Salame
  • Linguiça

Vienna Lager

A cerveja do tipo Vienna Lager pode ser considerada uma Pilsen alemã. Possui um equilíbrio perfeito do lúpulo com o malte, sendo mais leve que a Weiss, mas não tão leve quanto a nossa Pilsen.

Esse tipo de cerveja tem um teor alcoólico mais baixo, em média 5%, e combina bem com:

  • Carnes grelhadas
  • Hambúrgueres artesanais
  • Salsichas
  • Frango a passarinho

India Pale Ale

As cervejas do tipo India Pale Ale fazem muito sucesso por aqui, já que são perfeitas para serem harmonizadas com comidas mais gordurosas[LB1] . Iscas de picanha e costelinhas são duas opções de porções que combinam e muito com esse tipo de cerveja.

Outra harmonização muito interessante da India Pale Ale é com os hambúrgueres artesanais, que levam bacon e molhos mais fortes.

Porter ou Stout

Cervejas do tipo Porter ou Stout, de origem inglesa, são mais escuras e caracterizadas principalmente pelas notas de café e chocolate. Em decorrência desse sabor peculiar, esse é um tipo de cerveja que combina com sobremesas, como bolo de chocolate, mousses e afins.

Para aqueles que preferem degustar a bebida com pratos salgados, as cervejas escuras também podem ser harmonizadas com carnes defumadas e grelhadas.

Para quem gosta de comer tomando uma cervejinha, saber harmonizar os sabores é essencial para aproveitar o melhor de dois mundos: bebidas e comidas. Então, se você deseja apreciar deliciosas cervejas acompanhadas de porções de boteco, venha aproveitar o melhor dessa combinação e degustar harmonizações maravilhosas no bar Zero Grau!

compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email