o que é lúpulo

O que é lúpulo e o que ele faz na cerveja?

O lúpulo é uma planta da espécie Humulus lupulus, pertencente à família Cananbinaceae, nativa da Europa, da Ásia Ocidental e da América do Norte.

Seus componentes são utilizados na produção da cerveja para conferir amargor e aroma. Podemos dizer, portanto, que ele é o tempero da cerveja.

A sua forma de utilização varia conforme o estilo da cerveja que está sendo fabricada e a quantidade utilizada de acordo com as características de aroma e sabor que devem ser obtidas no produto final.

Como é a planta do lúpulo?

A planta Lúpulo é uma espécie de trepadeira que no período da primavera e do verão pode atingir até 6 metros de altura, sendo que no outono e no inverno, ela regride para uma coroa lenhosa que fica dentro do solo.

A planta que fornece componentes para a fabricação da cerveja é somente a fêmea.

Sua flor aparece no final do verão e é dentro dela que contém as glândulas responsáveis pela produção da lupulina, um pó resinoso, com tom amarelado que contém as propriedades necessárias para dar o “tempero” a cerveja.

Onde o Lúpulo é cultivado?

Por ser uma planta que necessita de climas específicos para sua produção, onde as temperaturas baixas e alta incidência de luz solar são os principais fatores, geralmente é cultivada em local com latitudes maiores.

Seu cultivo é maior no hemisfério norte e em menor escala no Hemisfério sul. Os principais países produtores de Lúpulo são a Alemanha, os Estados Unidos, a China, a República Tcheca e a Polônia.

Diferentes tipos de Lúpulo

O lúpulo pode ser encontrado em diferentes tipos com características capazes de proporcionar experiências sensoriais específicas nas cervejas, tanto no amargor quanto no aroma.

Algumas variedades podem ser mais amargas do que outras e os fabricantes podem optar até mesmo por combinar mais de um tipo de lúpulo numa mesma cerveja.

Algumas das variedades são Saaz, Perle, Tettnang, Golding, Fuglle e Cascade.

Como o Lúpulo é inserido na produção da cerveja?

Os componentes do Lúpulo que são utilizados no processo de fabricação da cerveja são os óleos essenciais, as resinas e os polifenóis.

Após a mistura e a filtração do mosto da cerveja, é iniciado o processo de fervura e é então que é adicionado o lúpulo. A fervura é o processo utilizado justamente para conferir o amargor desse lúpulo a bebida, o que ocorre através das resinas liberadas no processo.

Os óleos essenciais conferem os aromas do lúpulo para a cerveja e os polifenóis influenciam o paladar e também o corpo da bebida, além te tem efeito antisséptico e bacteriostático, o que contribui para melhorar a conservação do produto final.

Tomar cerveja é uma experiência sensorial

Além de ser saborosa e uma boa pedida para os momentos onde você quer relaxar, a cerveja ainda fornece uma experiência sensorial.  Conhecer os seus ingredientes deixa essa experiência ainda mais interessante.

E se você quer tomar aquela cerveja gelada e ter uma incrível experiência de aromas e sabores, conheça o Bar Zero Grau. Estamos aguardando a sua visita!

Clique para conhecer a nossa estrutura e cardápio.

 

 

 

 

 

Outros artigos