Curiosidades sobre a cerveja sem alcool

Descubra tudo sobre a cerveja sem álcool

A cerveja sem álcool é uma alternativa muito utilizada por quem quer tomar a sua cerveja, mas não pode ingerir álcool por motivos diversos, como o período gestacional, a necessidade de dirigir, dentre outros fatores.

Saiba que para além de ser uma opção para aqueles que não podem ingerir álcool, ela ainda pode proporcionar diversos benefícios para a saúde.

O que é cerveja sem álcool?

Ela é um tipo de bebida produzida de forma diferente das cervejas comuns para que não possua teor alcoólico.

Apesar de no Brasil ainda não ser muito apreciada, em outros países como a Alemanha, o Reino Unido e a Espanha, ela já é consumida de forma rotineira e as grandes cervejarias tem investido alto na sua produção.

Para que ela não possua álcool, seu processo de fermentação é interrompido. Isso faz com que ela possua menos açúcares e também menor quantidade de carboidratos se comparada às cervejas comuns.

Diferenças da cerveja sem álcool

  • Teor alcoólico: As cervejas sem álcool não possuem 0% de teor alcoólico. Na verdade, são consideradas sem álcool aquelas que possuem um teor menor do que 0,5%. Isso, de acordo com o Artigo 38 do Decreto nº 6.871, de junho de 2009. Esse teor não tem impacto do bafômetro.
  • Processo de fabricação: No processo de fabricação, existem algumas diferenças. A cerveja passa, por exemplo, pela fervura, que é onde o álcool vai evaporar até o limite necessário. A fermentação também é interrompida logo no início, sendo utilizada apenas para produzir carbonatação e impedir que seja produzido o álcool. Outros processos como destilação a vácuo e osmose reversa também podem ser utilizados.
  • Sabor: Por ter a destilação interrompida seu sabor é mais adocicado. Quando exposta a fervura pode ter sabores mais variados. No geral, possui um sabor mais ameno do que as cervejas comuns.
  • Baixas calorias: Como o álcool agrega calorias a bebida, o fato de o teor alcoólico ser menor, também impacta para uma diminuição das calorias.

Benefícios para a saúde

Além da sua principal característica que é não possuir álcool e poder ser ingerida tranquilamente a qualquer momento, essa cerveja possui outras características que contribuem para a saúde, como menor concentração de açúcares e carboidratos, menor quantidade de calorias e uma maior concentração de vitaminas como as do complexo B e ácido fólico.

Como harmonizar Cerveja sem álcool

Para quem deseja consumir a cerveja sem teor alcoólico, mas não sabe como harmonizar ela nas suas refeições, a dica é investir em pratos não muito gordurosos. Elas combinam especialmente com saladas, já que seu sabor é mais suave que os das cervejas comuns e quando combinadas com pratos de sabor mais forte, você pode acabar ofuscando o sabor da cerveja.

E se você quer provar uma cerveja sem álcool de qualidade e com muito sabor, nós aguardamos a sua visita no Zero Grau.

Clique para conhecer mais sobre nosso estabelecimento.

 

 

Outros artigos